Meu pai sofreu um AVC e agora?
Seu pai, sofreu um AVC , está internado no hospital e você não sabe o que fazer! Leia este post
FAMILIAR ACAMADOS
Juliana Massula Fisioterapeuta
9/18/20252 min read


Você recebeu um telefone que ninguém gostaria de receber: Corre para o hospital, nosso pai está passando mal! Daí em diante uma penumbra fica na mente de todos da família. A dúvida de como que o pai sairá do hospital.
Eu como fisioterapeuta cardiorrespiratório conheço bem a aflição do familiar, tanto quando paciente está em tratamento no hospital quanto a preparação para alta.
E o fatídico dia da alta do hospital é completamente caótico, afinal de contas, os filhos têm em mente “um pai” quando chegou ao hospital e recebem este “mesmo pai”, completamente diferente.
Vamos colocar aqui duas possibilidades, mais comuns e como você pode providenciar o básico para ter os primeiro cuidados de forma organizada.
Paciente totalmente dependente - Familiar totalmente dependente ( precisa de auxílio para tudo
Você precisará saber quantas pessoas a disposição você terá a disposição para ajudar nos cuidados. Reúna o máximo de pessoas que puderem; tios, primos, irmãos, sobrinhos e discutam a real situação do seu pai e o prognóstico (se a melhora será rápida ou não).
Conversem entre si e vejam a disponibilidade de cada um para ajudar: horários, tarefas, provisão de recursos, doação, organização e etc. Decidam já as provisões de urgência: Cama hospitalar, cadeira de banho, lençóis, fralda para adulto, entre outros. Decidam a escala de cuidadores da primeira semana.
Familiar parcialmente dependente (precisa de auxílio para a maioria das atividades de vida diária: por exemplo; Precisa de pouco suporte para alimentar, tomar banho e medicações
Você também precisará saber quantas pessoas a disposição você terá para ajudar nos cuidados. Reúna o máximo de pessoas que puderem; tios, primos, irmãos, sobrinhos e discutam a real situação do seu pai e o prognóstico (se a melhora será rápida ou não).
Estas pessoas irão revezar nos cuidados para que não haja sobrecarga.
Mesmo que no momento seu familiar consiga fazer algumas atividades, ele pode se tornar dependente e a família precisa estar ciente disto.
Estas são as providências de primeiro instante para receber seu familiar em casa.
Aqui no site , você encontrará outros artigos que irão lhe ajudar conforme sua necessidade.